Após receber o diagnóstico de um câncer, é normal que o paciente fique com seu emocional abalado. Entretanto, com os avanços na área e as diferentes possibilidades de tratamentos disponíveis é preciso derrubar o paradigma de que a doença é sinônimo de fim e de sofrimento e continuar cuidando bem do corpo – e também da mente. Até porque, hoje o câncer já pode ser considerado uma doença crônica, cujo tratamento pode se estender por alguns anos.
Pensando sempre no bem-estar dos pacientes, o Oncoportal deixa, a seguir, 3 dicas de como passar pela batalha contra a doença de forma saudável e positiva.
Informe-se
Em primeiro lugar, é fundamental que o paciente busque informações de credibilidade sobre o tipo de câncer que possui. A falta de conhecimento ou o compartilhamento de informações erradas podem contribuir para a criação de ideias equivocadas pelo paciente e para o agravamento de sua situação.
Foco na qualidade de vida
Se você não pode mudar o diagnóstico, mude seu foco. Dessa maneira, buscar uma rotina com mais qualidade deve ser seu objetivo diário. Claro, alguns dias serão mais difíceis, mas é preciso procurar a parte boa de cada detalhe e não só canalizar os pensamentos na doença.
Busque um hobby que te deixe feliz e dedique-se a ele, (re) conquiste novos amigos, faça trabalhos voluntários, entre para um grupo, comece algo totalmente novo. Busque fazer mais o que você gosta.
Mantenha-se saudável
Ser saudável favorece a imunidade. Ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e manter o peso adequado podem melhorar muito a resposta dos tratamentos, além de deixar o organismo fortalecido para combater os efeitos colaterais dos medicamentos.
Veja também: